quarta-feira, 3 de março de 2010

O anti-lirismo de um dos sujeitos mais idiotas que conheço

Uma das piores medidas na minha escrita é que sempre tento me calar. Sou um sujeito dos mais idiotas que conheço: daqueles “mais ou menos”, sabe? Do tipo que evita conflito e quer sempre agradar a todos. Um cão vira-lata, que vive com o rabo entre as pernas, as orelhas baixas e carente de qualquer cafuné.

O blogue, a escrita, a palavra deveriam libertar-me. Mas pelo contrário: vou colecionando textinhos medíocres, agrupamentos de estórias tolas, sentimentalóides e anti-líricas. E se em vez disso eu simplesmente narrasse a minha alma, sem medo de estragar esta pseudo-imagem de estúpida perfeição, estaria hoje muito mais leve.

Ando cansado. Se invento andanças é porque tenho ojeriza a ficar parado. Se crio contos é porque a realidade aborrece-me. Se fujo das responsabilidades é porque jamais nenhuma responsabilidade pareceu-me importante demais. Ando muito cansado, muito cansado mesmo, a ponto de ruir. Não quero mais lidar com intolerâncias, inclusive com as minhas – ao meu jeito “sem máscaras” de ser, principalmente.

Escrever, escrever, escrever: é a única necessidade básica que tenho, e se calhasse, publicava cinco textos por dia. É meu único refúgio. Mas daí calo meus quereres para não parecer neurótico; trancafio meus desejos para não sentenciarem a minha impulsividade mórbida. Sou um sujeitos dos mais imbecis que já ouvi falar.

Nunca conseguirei nada mais da palavra – e da vida – que uma simples companhia momentânea. Por piedade, talvez.

4 comentários:

Dani disse...

Não importa o que a gnt faça, parece que tem sempre alguma coisa errada partida dentro da gnt.
e por mais que tentemos, não muda.
a gnt busca faz e acontece, A GNT muda e mesmo assim parece sempre igual...a mesma mediocridade de sempre.

Anônimo disse...

Não seja tão duro com vc mesmo!
Erich Fromm em Análise do Homem diz o seguinte:
" O homem tem de aceitar a responsabilidade por si próprio e o fato de que só empregando suas forças é que poderá dar um significado à sua vida. Significado, todavia, não implica certeza.... O Homem nunca deixará de ficar desconcertado, de ter dúvidas e de formular novas perguntas." Tudo isso faz parte da nossa condição humana !!!!!
Por isso paciência.
Bj

Gustavo Jaime disse...

Anônima, ando cansado apenas. Cansado demais das coisas anti-lúdicas e não da parte prática, de questões mágicas, ilógicas, épicas. Cansado.

Anônimo disse...

Nada mais humano. Só queria te dar um alento e dizer que isso deve ser só um momento a superar.