sábado, 27 de junho de 2009

Carta a uma alma pura


Eu preciso acreditar que acreditas. Eu preciso acreditar que o sentimento supera quaisquer obstáculos, que deseja transpor as barreiras do tempo e do espaço. Porque o gostar nada mais é que a fé em algo. E como diria Bernardo Soares, a fé é o instinto da ação.

Eu preciso acreditar no futuro. Na sua voz enquanto durmo. Que o amanhã beija-me a testa quando surge a tristeza. Uma hora ou outra, a crença – na forma pueril de esperança – enfrenta a afiada lâmina da razão. Nada é permanente nesta jornada tão transitória.

Eu preciso acreditar na leveza como quem desacredita nela. Como se nada mais restasse que não abraçá-la sem perceber o que faço. Porque aquilo que se torna natural na gente é o que levamos sempre a passear. E mesmo em um dia de esquecimento, sabemos que ela ainda está em casa – debaixo de um monte de roupas sujas e antigas chamadas medo.

Eu preciso acreditar que não é pouco, não é frívolo, não é superficial. Que ainda há ternura nas atitudes. A poesia do devaneio é que conforta a maquinaria do presente. As músicas mágicas ainda invadem o peito? As paisagens cósmicas ainda tocam a alma? As experiências lúdicas ainda aguçam o querer? A intimidade tácita ainda funda a fé?

Eu preciso acreditar na comunicação, para crescer. Acreditar na amizade, para respirar. Na doação, para me libertar. No companheirismo, para sonhar. “Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida.” Não há bem maior que o de dividir a felicidade, e quem está disposto a isso – ainda que sem a noção da beleza do ato – está disposto a fazer o mundo.

Eu preciso acreditar que fechar os olhos não me levará ao escuro, que minhas vontades não serão antagônicas e desordenadas, que amanhecer será renovar-se e que não existe início nem fim, somente a existência. Mas além de tudo, neste momento, eu preciso acreditar que há alguém que também acredita.

Um comentário:

Rui disse...

Gustavo, não podemos desanimar em nossas buscas. Veja no endereço abaixo a música linda do Chico Buarque e Edu Lôbo.

http://www.youtube.com/watch?v=9JL2iJI0CcY