quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Na estrada (Parte I)


A imprevisibilidade é sublime. Talvez seja a mais suprema força renovadora do mundo. O imprevisível molda caráteres, realça a coragem, funda heróis. O previsível é a racionalidade dos indecisos. O imprevisível é a perspicácia dos predestinados.

Foi assim minha transição entre 2008 e 2009. Nasceu por uma idéia crucial e de última hora do – cada vez mais – amigo Joel. Os homens iluminados pensam simples. Ou melhor, pensam o que parece ser sempre o óbvio ululante – e só torna-se óbvio porque foi enunciado por eles.

Joel é um desses gajos abençoados pela serenidade, um ser que emana paz e nos conforta com seu talento maior: fazer o bem. Pois que o mestre-zen convidou para uma road trip sem destino. “O Ano Novo na estrada!”, bradou com efusivo brilho no olhar. Banquei a aventura.

O mais forte de uma viagem não é o destino; é a jornada. A maioria das pessoas confunde os propósitos. Vivemos ávidos por chegar e, com isso, desdenhamos o caminho. Nossa intenção era justamente desbravar cada palmo de asfalto com a agudez da novidade. E como estava em questão, também, o prazer das presenças, convidamos a Ju para ser a alma feminina do passeio.

Saímos de Lisboa às 15h do dia 31. Sob uma fina garoa, com alguns mantimentos nas mochilas e um porvir incerto. Depois de cruzar a Ponte Vasco da Gama – em seus 17 imponentes quilômetros –, paramos em Setúbal para abastecer e estudar o mapa. A decisão unânime foi pela jornada no interior de Portugal, até alcançar a Espanha.

A virada celebrada em Badajoz. Eis o rumo. E a saga estava apenas por começar.

5 comentários:

Elis disse...

"O previsível é a racionalidade dos indecisos. O imprevisível é a perspicácia dos predestinados."
Essa me valeu a leitura. Sábias palavras, penso exatamente assim e comecei meu último post falando um pouco disso também.
Abraços e um 2009 ainda mais imprevisível pra você.

sandoval disse...

Que transição!!

Continue imprevisível, viajando e ampliando os horizontes.

Como escreveu a Elis, que 2009 seja ainda mais imprevisível para você.

Beijos mil

luciana lopes disse...

Tudo o que é imprevisivel é mais gostoso, é sublime, é um máximo. Amor é um sentimento imprevisível ou será que a nossa alma gêmea chegará exatamente do jeito que imaginamos?
Continue assim, imprevisível e escrevendo sempre.
Feliz 2009.

costume jewelry disse...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

googler disse...

buy louis vuitton